Livros - Books
A mala de Hana - Karen Levine
Hana´s Suitcase - Karen Levine
Olga - Fernando Morais - O salto para a vida - Célia Valente
Olga - Fernando Morais - The leap for life - Célia Valente
O menino do pijama listrado - John Boyne
The boy in the striped pajamas - John Boyne
O diário de Anne Frank - Anne Frank
Anne Frank The Diary of a girl - Anne Frank
A menina que roubava livros
The Book Thief
Filmes - Movies
O Pianista - Roman Polansk
The Pianist - Roman Polansk
O menino do pijama listrado - Mark Herman
The boy in the striped pajamas - Mark Herman
Schindler´s list - Steven Spielberg
A vida é bela - Roberto Benigni
Life is beautiful - Roberto Benigni
Ótimos filmes e livros, (tão bons que alguns filmes ja ganharam até Oscar ) apesar de não ter lido nem assistidos a todos os poucos que vi posso testemunhar que são maravilhosos, são relatos de
ResponderExcluirum tempo covarde e assustador igualmente vividos, mas cada um revela a
tristeza em seu próprio ponto de vista, em sua própria dor, mostrando para
os que querem conhecer mais sobre o holocausto toda a barbaridade de uma forma que os façam se interessar e sugar cada minutos de todos o sobreviventes que estão ai hoje ou não, para contar ou serem contadas suas tristes e belas historias. Basta conhecer a vida hanna, olga, anne e vários outros que nos apaixonamos pela coragem e por elas.
Alice D. P. Modolo
8ºE
Olá Alice, realmente livros e filmes que abordam sobre o Holocausto são importantes, não só para o conhecimento histórico, mas para que situações como essa nunca mais se repitam na história da humanidade, muito boa a sua opinião
ResponderExcluirRealmente este foi o livro que mais me impressionou, a forma como a autora descreveu a história de Hana e George foi realmente incrível, em suas palavras dava para sentir o que eles estavam passando por ali, o sofrimento, e a dor de perder sua família. Fumiko fez bem em procurar mais afundo a história de Hana, para que essa maravilhosa história seja espalhada ao mundo a para para que as pessoas vejam o mundo de uma maneira diferente, mais tolerante.
ResponderExcluirGabriel V. G. Vilar
8ªE | Número: 17
O livro A Mala de Hana e o Menino do Pijama listrado foi muito bom porque mostra o que acontecia na 2ª Segunda Gerra Mundial com os judeus e o que acontecia com as pessoas que não tinham mais condições de trabalhar porque já estavam muito velhos e as pessoas que estavam doentes demais para trabalhar pesado.
ResponderExcluirOs livros falam da realidade dos judeus naquela época em que Hitler dominava a Alemanha, esses livros me ajudaram a compreender como os judeus sofriam, e como eles eram tratados. O campo de concentração era a pior coisa que poderia acontecer para eles, tinha dia que não tinha comida para eles comerem eles sofriam todos os dias com fome, com frio e com os militares maltratando eles todos os dias e com a morte, eles morriam de varias maneiras pela fome, pelos gases jogados por militares ou pelo acido jogado em seus corpos quando os militares falava que eles iriam tomar banho.
Eu gostei desse livros pois foi os livros que me comoveram eu ja assisti o filme a Lista de Schindler o que me comoveu nesse filme foi que um homem deu tudo para salvar os judeus.
Beatriz Correa de Sousa
8ªE
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente filmes como "O menino do pijama listrado",nos demonstra essa terrível realidade que era na 2ª guerra mundial. Do quanto covardemente e cruelmente os judeus eram tratados, ou melhor dizendo maltratados, pois passavam por inúmeros momentos e situações de humilhação.
ResponderExcluirAssim como os filmes temos os livros como "A mala de Hana", que nos conta a vida de uma garotinha judia, Hana, que teve a sua vida e de sua família marcados pelas consequências dessa bruta época (humilhação,separação,dor, perdas, etc, somente por serem judeus), em que estava ocorrendo o Holocausto.
Tanto esses filmes como os livros são merecedores de serem assistidos e lidos por todos, pois valem a pena, apesar de terem ambos finais trágicos. Podemos conhecer essas tristes e belas historias além do conhecimento histórico que teremos sobre essa época.
Isabella Silva Miranda - 8ªD
O filme "O menino de pijama listrado " e muito bom por que ele fala como que era e o que acontecia naquele tempo,este filme e da época do holocausto que fala sobre uma historia muito realista sobre pessoas que eram judias que estava no campo de concentração.
ResponderExcluirO filme fala sobre o sofrimento dos judeus e como os nazista eram cruelmente cruéis e maltratavam os judeus,o filme fala sobre o preconceito e as leis nazista que eles não gostavam dos judeus e nem se davam bem .Neste filme podemos perceber sobre a tristeza que os nazistas faziam com os judeus naquela época.
Nome: Jeferson Noberto Justino-8ºD
O filme "O menino do pijama listrado"é ótimo pois fala muito sobre o que acontecia naquela época,da época do holocausto de uma história muito real das pessoas judias que se concentravam no campo,do sofrimento do judeus e como os nazistas eram muito cruéis e batiam nos judeus também fala do racismo e do preconceito as leis nazistas e que nao gostavam dos judeus e nem se davam bem.
ResponderExcluirNeste filme da pra perceber a tristesa que os nazistas faziam com naquela época.
Nome:Carlos Pires de Souza-8C
A história de Hana é marcante pelos seus fatos relatados ao ver de uma criança que sofreu muito com a guerra, pois ela perdeu seus pais e seus amigos. Creio que o livro foi a base para a construção do nosso projeto mostrando tudo que ocorria durante a guerra e relatando os casos de preconceitos e intolerâncias naquela época.
ResponderExcluirGostei de fazer a mala de Hana e também da iniciativa das professoras de montar este blog para registar nossos trabalhos.
O tema abordado pelo livro é muito importante, porque é algo que aconteceu no passado e que ainda hoje muitas pessoas que praticam o preconceito e não é capaz de conviver em harmonia com seus próximos que tem diferentes raças e culturas mas esquecem que somos diferentes por fora entretanto somos iguais por dentro pois todos nós temos um coração que bate, um cérebro que pensa e que temos sonhos na vida independente de nossa cor e nossa cultura.
Wesley Oliveira da Silva 8ªD
Eu gostei muito do livro A mala de Hana pois través desse livro pude compreender mais sobre a segunda guerra mundial e a vida de George e Hana, que mesmo perdendo seus pais lutaram para sobreviver mais dramaticamente Hana morre em uma câmara de gás. Acho que o trabalho da professora Vanessa foi muito bom para desenvolver nossas ideias e pensamentos sobre agressões e preconceito.
ResponderExcluirGrato: Matheus Campos 8°E
A liberdade de George e Hanna acabou com a entrada das tropas de Hitler na Checoslováquia.Só saiam de casa em determinados horários,tinham que usar uma estrela em tecido amarelo escrita Jude nas roupas ,não podiam mais brincar na rua,nem ir ao cinema.
ResponderExcluirNaquela época a vida era cruel,e lendo o livro "A Mala de Hana",eu fiquei sabendo muito mais sobre a Segunda Guerra Mundial.Esse livro faz nós pararmos no tempo e pensarmos que se compararmos a nossa vida com a vida da familia da Hana,não devemos reclamar,pois somes livres.
Recomendo á todos á lerem o livro "A Mala de Hana" e assistirem o filme "O Menino do Pijama Listrado",garanto que não irá se arrepender.
Stephani Nóbrega dos Santos 8°H
Ambos filmes e livros que mostram o horror que a falta de tolerância causou ao mundo. Com esse projeto, pude captar um ponto de vista muito importante: o horror dos acontecimentos aos olhos ingênuos de uma criança. Oque de fato tornou mais impactante a historia tanto na mala de Hana, quanto 'O menino do pijama listrado'.
ResponderExcluirMovida a curiosidade e grande interesse pelo assunto. Assisti esses dias junto a amigos, o filme 'Olga' e não tenho palavras para descrever essa obra. Pude sentir perfeitamente a dor de uma mãe ao ser obrigada a se separar de um filho e todo o sofrimento, e é isso que o filme passa a quem o assiste, o realismo de seus acontecimentos provoca sensações que nos faz refletir. Hoje, a falta de tolerância parece estar rumo ao esquecimento, as tragedias parecem estar apenas no passado, as pessoas deviam ter mais consciência de que muitas pessoas já morreram devido ao preconceito a descriminação por raça e desrespeito que nos rodeia infelizmente, ainda hoje. E esse projeto é uma forma dos jovens hoje, crescerem com consciência e sabedoria para sempre praticar a paz entre si.
Tenho um Grande pedido, assim como muitos dos alunos, se algum dia possível, seria fantástico receber a presença da Fumiko Ishioka, na nossa escola, para presenciar nosso projeto . Já que não seria possível termos acesso a historia de Hana se não fosse por ela.
Sabrina Gomes Caputo 8ª D
Gostei dos livros porque conta o que aconteceu em um passado próximo, aconteceu essas coisas terríveis pela ignorância de Hitler por não ter respeito a cultura, e a religião das pessoas, e depois de ter matado tanta gente se suicidou, porque viu que a Alemanha estava perdendo a guerra. E para ele as pessoas que foram mortas, não mudou nada em sua vida. Então eu achei legal esse livro, porque nos mostra a falha que uma pessoa teve de discriminação, para que a nossa e a futura geração não cometa os mesmos erros
ResponderExcluirBom, esses livros e filmes foram muito interessantes para nós alunos do Francisco Cristiano Lima de Freitas, pois explica sobre a Segunda Guerra mundial.
ResponderExcluirEu particularmente gostei mais do livro ' A mala de Hanna ' Por que expressa melhor a grande discriminação sofrida pelos judeus. Fiquei triste pela Hanna, sei que ela passou momentos muito difícil, mas mesmo assim não desistiu de um dia encontrar seu irmão George, tendo sua infância tirada cruelmente. Parabéns a Fumiko e a Karen fizeram um lindo trabalho compartilhando com nós a história de Hanna.
Rodrigo M Firmes dos Santos 8ºE
Gostei muito do livro A Mala de Hana, pois conta o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial e pude saber mais sobre isso.
ResponderExcluirEsse livro me chamou muita atenção, pelos fatos,pelo o que a Hana e seu irmão George sofreram no campo de concentração.
Hana por mais jovem que seja, tudo que sofreu.A sua infância retirada, seprada dos pais e do irmão ,mais nunca desistiu de encontrar George.
O filme ''O menino do pijama listrado'' também me chamou atenção, nele deu para ver o que os nazistas faziam com os judeus, a crueldade.
Nayra Borges 8°C
O que mais comove nesses livros e filmes é que em alguns deles são relatadas histórias de crianças,o fato delas as vezes com tanta inocência nem ter muita compreensão do que e porque estava acontecendo aquilo com suas famílias, o horror que os nazistas aplicavam aos Judeus é um fato que entristece qualquer um e que sempre carregaremos nas costas mais o motivo de fazermos projetos como esses e de que no futuro o mundo fique mais tolerante que tenhamos a consciência de que todos somos iguais
ResponderExcluirGustavo Silva Trindade 8:D
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom, dos livros e dos filmes que estão aqui só li “A mala de Hana” e assisti o filme “ O Menino Do Pijama Listrado “ , achei muito interessante o tema falado : 2° Guerra Mundial , Holocausto e Nazismo, gostaria de ver os outros filmes e ler os outros livros na sala de aula, pois nos ensina a sermos mais solidários, sem preconceito, e a não sermos individualistas.
ResponderExcluirGostei fazer o projeto do livro, pois me mostrou o que George, Hana e todas as outras pessoas sofreram, nos mostrou que não podemos ser preconceituosos, pois somos pessoas iguais, mais de maneiras diferentes.
Stephanie De Freitas Maia , 8°C
É legal você ver pessoas se interessando por uma parte da história que não faz parte da vida dessa pessoa, é bom ver pessoas comovidas com um fato que aconteceu ha mais de 50 anos, eu me comovi com cada palavra desse livro, com cada cena do filme "O Menino do Pijama Listrado", são histórias que marcaram a vida de uma família, e hoje marcam nossas vidas. São histórias de pessoas que sofreram nas mãos dos Nazistas, sofreram por serem diferentes, sofreram por não serem a favor da crueldade, e isso me traz uma grande indignação.
ResponderExcluirÉ só uma criança que perde os seus pais, fica sozinha em um mundo em guerra, e depois morre por falta de intolerância, é só uma criança, inocente, que só queria brincar, só queria viver a vida, e foi impedida!
Ótimo projeto, adorei fazer parte desse projeto!
Robert da Silva Braga 8ºD
Apreciei bastante o livro,ainda mas porque era o assunto que eu gostava bastante , sobre o passado,guerras mundiais,nazismo e etc.
ResponderExcluirEsse livro nos ensina diversas coisas , por exemplo : não devemos nos importar com cor,raça e sua crença,devemos nos importar com o que a pessoa é por dentro e suas atitudes,a cada página lida , imagens sobre o que Hana viveu passou pela minha mente.
Não só a história de Hana , mas a de Fumiko impressionou bastante , ela com muita perseverança conseguiu várias informações preciosas,que sem elas seria difícil alguém escrever um belo livro igual este .
Victor Feitosa Cunha 8-F
Gostei muito do livro A Mala de Hana, pois conta o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial e pude saber mais sobre isso. Esse livro me chamou muita atenção, pelos fatos,pelo o que a Hana e seu irmão George sofreram no campo de concentração.
ResponderExcluirHana por mais jovem que seja, tudo que sofreu.A sua infância retirada, seprada dos pais e do irmão ,mais nunca desistiu de encontrar George.
O filme "O menino do pijama listrado"é ótimo pois fala muito sobre o que acontecia naquela época,da época do holocausto de uma história muito real das pessoas judias que se concentravam no campo,do sofrimento do judeus e como os nazistas eram muito cruéis e batiam nos judeus também fala do racismo e do preconceito as leis nazistas e que nao gostavam dos judeus e nem se davam bem.
BIANCA SERAFIM DA SILVA 8°D
Bom esses livros e filmes eu gostei muito, porém o livro que mais me chamou a atenção foi A Mala de Hana, pois é um livro que fala sobre a menina que sofria muito por ser judia, mais ela não desistia de procurar seu irmão George. Bom esse livro foi muito importante para saber o que Hitler fazia com os judeus na segunda guerra mundial eu recomendo vocês ler este livro mais de uma vez para ter um bom entendimento, pois quem lê gosta muito.
ResponderExcluirUm filma bem interessante é O Menino do Pijama Listrado que fala sobre a segunda guerra mundial e também relata a vida dos judeus. Tanto o livro quanto o filme são legais e por isso recomendo.
Nome: Bruno Santos Oliveira 8°E
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO livro “A Mala de Hana” e o filme “O menino do pijama listrado”, são ótimo relatos da Segunda Guerra Mundial e tem ótimos ensinamentos para refletirmos sobre o mundo em que vivemos. O livro é ótimo, pois tem seus momentos chocantes e suas emoções, quando a mãe de Hanna manda a carta, e quando Hana morri. O filme é muito bom, porque mostra a inocência de um garoto Alemão (Bruno), que estava vivendo a Guerra e não sabia, e seu pai era um dos muitos comandantes, esses “exemplos” servem para nos tornarmos pessoas mais tolerantes, mais amigáveis porque hoje em dia o nosso mundo precisa muito disso!
ResponderExcluirNome: Daniel Silva Miranda Série: 8H
O projeto UM MUNDO MAIS TOLERANTE baseado no livro "A mala de hana" foi bem legal,o projeto cresceu muito os alunos da Escola Estadual Francisco Cristiano Lima de Freitas não imagina isso,com o blog as pessoas podem saber um pouco mais sobre hana ,o que ela viveu, o que aconteceu aquela epóca, e muito mais,o projeto servio para que refletimos os acontecimentos e o que fazemos hoje.
ResponderExcluirAchei interessante o que os professores fizeram uma boa açao,o reconhecimento da Fumiko foi importante pra o projeto ir em frente, gostei muito do livro e do assunto tratado, e de como e explicado os detalhes ocoridos com a hana e seu irmão george.
Lucas Wetter da Silva , 8°F
A pratica do Holocausto na historia da humanidade vem para nos demonstrar o quanto a raça humana pode ser tão mortal e desumana . O holocausto a mim remete a pratica de puro requinte de crueldade.Porem a historia vem nos mostrar o quanto podemos ser fortes ..e o quanto podemos aprender com isso. O livro “A Mala de Hana" me emocionou demais ..pois mexe com a historia de uma criança judia que parou de estudar , foi separada dos pais dela ,e que viveu desumanamente em um campo de concentração ate morrer numa camera de gás aos 13 anos de idade relatos de uma vida perdida ..mas jamais esquecida , eu recomendo este livro .Deixo aqui minha opinião. Jonathan Pablo Lima de Souza 8°H.
ResponderExcluirGostei do livro A Mala de Hana pelos fatos de conta como foi a II guerra mundial ,como o povo judaico sofreu com as injustiças de Adolf Hitler.As descriminações que a família da Hana passo ,as regras de horários pra sair nas ruas .Com esse projeto maravilhoso pode refletir mais sobre o assunto,fiquei orgulhosa por ter feito parte desse projeto e admirada com a minha escola ter sido a primeira do Brasil a fazer um blog tão legal e bem visto por todos .
ResponderExcluirO livro “A mala de Hana” e o filme “O menino do pijama listrado” falam sobre o preconceito na Segunda Guerra Mundial. Eu gostei muito, pois os dois explicam e mostra o que aconteceu naquela época, o preconceito acontece até os tempos de hoje. Com a ajuda dos professores e a criação do blog podemos refletir sobre esse tipo de situação. O racismo tem vários tipos de situação, por exemplo: cor, raça, crença, etc. Parabéns as professoras Vanessa, Adjane, Adriana e a todos os que colaboraram.
ResponderExcluirNome: Victor Gabriel de Morais Série: 8ºH