terça-feira, 15 de outubro de 2013

Reconstruindo a mala de Hana - Rebuilding Hana’s suitcase

Reviver a história é assim que se define a trabalho realizado pelos alunos na reconstrução da mala de Hana.
A descoberta de sua mala permitiu que o mundo conhecesse a história de uma criança, que teve seus sonhos interrompidos, por uma guerra.
O trabalho liderado pela professora de História Adjane Lucena, permitiu que nossos alunos, pesquisassem e trouxessem objetos que eles gostariam de colocar na mala de Hana, com o objetivo de trazer uma mensagem de amor e paz.
Eles procuraram colocar objetos que pudessem relembrar um pouco sobre Hana, suas alegrias e seu grande desejo de um dia se tornar professora, que de fato torna-se realidade por meio de sua história.
Os objetos representam o sonho perdido de tantas crianças vítimas do holocausto. E a esperança de que histórias como essas nunca mais se repitam na humanidade.


Reliving history this is what defines the work that has been done by students in the reconstruction of Hana’s suitcase.
The discovery of her bag allowed the world knew the story of a child who had their dreams interrupted by a war.
The work led by History teacher Adjane Lucena, allowed our students in searching and bringing objects that they would like to put in Hana’s suitcase with the goal of bringing a message of love and peace. 

They sought to place objects that might remind  a little bit about Hana, her joys and her great desire to one day become a teacher, which in fact becomes reality through its history.
The objects represent the lost dream of so many children victims of the Holocaust. And the hope that stories like these will never be repeated in humanity















































 












50 comentários:

  1. Muito obrigada Li, o apoio de vocês é muito importante

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Dean por suas belas palavras

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do livro. Pela as palavras que a autora escreveu, da para sentir o que a Hana estava sentindo naquela época, e o drama que estava passando... Recomendo ler, muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo professora rse esse foi o primeiro livre q me envolve demais eu gostei bastante de participar de tudo isso ;-) e de poder ter a chance não só eu mais como várias pessoas de ver trabalhos ótimos...isso tudo levarei para sempre na minha vida rs

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do livro, gostei muito do trabalho que fizemos. Achei muito interessante também as palavras do autor do livro, o jeito que ele conta a história de Hanna. Em umas partes fiquei triste por conta de Hanna ser separada de seus pais, de seu irmão e ter ido para um lugar tão ruim, e ainda ter falecido. Mais fiquei feliz pelo irmão dela ter sobrevivido. Gostei muito do livro e do projeto que fizemos, muito bom poder ter um certo contato com a Fumiko que participou do livro.

    ResponderExcluir
  7. O projeto "A mala de Hana" foi muito importante para todos incluindo alunos e professores da nossa escola, pois por meio da emocionante historia real de uma pequena garotinha que viveu durante o holocausto podemos conhecer um pouco sobre a triste realidade das pessoas que viveram naquela época tao cruel.
    E com a ajuda desse blog podemos tambem ajudar as pessoas a parar e refletir um pouco sobre a dor,humilhaçao e sofrimento que os judeus passaram naquela época.
    Leila Alves dos Santos - 8ªF

    ResponderExcluir
  8. O trabalho ''A mala de Hana'' foi muito importante para todos da nossa escola,pois conta uma história do que aconteceu no Holocausto,e assim podemos conhecer um pouco da triste realidade de quem viveu naquela época de pura crueldade.
    Gostei bastante do blog e principalmente do livro pois faz as pessoas pensar um pouco mais sobre a humilhação que aqueles povos Judeus passaram.No começo quando a professora falou que iríamos ler o livro achei que ia ser sem graça,mais depois que começamos gostei porque fala de uma família bem unida e que logo no começo já foram obrigados a se separar.
    Laís Soares de Medeiros-8ºF

    ResponderExcluir
  9. Com esse trabalho da Mala de Hana , podemos refletir sobre o sofrimento dos judeus e das outras pessoas que participaram da segunda guerra mundial.
    Esse projeto maravilhoso pode nos ensinar porque devemos ser mais tolerantes e respeitar uns aos outros , e levar esse aprendizado para o mundo todo.
    Fizemos malas , desenhos e inclusive o blog para homenagear Hana , que foi uma guerreira ao lado de seu irmão.
    Jessica Lehmann 8º F

    ResponderExcluir
  10. O projeto "A mala de hana" inspirou muitos da nossa escola pois todos queiram saber mais e mais da historia de Hana, e até compartilha a historia dela para outras pessoas,pessoas que não tiveram privilégio de ler esse livro muito bom para todas as idades.
    Eu sinceramente fique muito imprecionado com a historia dela e coragem dela e a do irmão também.
    Esse blog também nos ajuda muito,nos ajuda a mostra o trabalho que foi realizado em nossa escola, divulgar para o mundo ai fora, e mostra fala sobre a dor em que ela viviu na quele época
    Mathues Jacinto-8H

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse trabalho que fizemos sobre ''A mala de Hanna'' uma historia de uma menina que sofreu desde criança ao lado de seu querido irmao e de outras pessoas que participaram da guerra.
    eu fiquei impresionado com essa historia foi bem legal.
    Jonathan da silva 8° F

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. gostei muito do projeto da mala de Hana pude entender um pouco mais sobre o assunto da segunda guerra mundial e podendo entender uma pouco do que hana e seu irmã passou . Gostei muito de fazer esse trabalho e podendo realizar uma mala semelhante a de hana . achei que a escola e os professore fizeram um otimo trabalho e espero realizar mais trabalhos abordando esse tipo de assunto.
    José Carlos 8°f

    ResponderExcluir
  14. O projeto ''A Mala de Hana'' foi um trabalho muito bem sucedido, pois foi onde que podemos conhecer um pouco mais sobre a história da vida de Hana na Segunda Guerra Mundial. Uma história bastante interessante por se tratar de história real.
    Essa mala que montamos, foi uma reconstrução da mala real de Hana que a companhou durante toda a guerra, onde e levou seus pertences e alguns desenhos que pintou durante seu trajeto até Auschwitz. E foi através dessas malas que conseguimos homenagear Hana e sua história de vida. Adorei fazer parte desta homenagem.
    RAIANA APARECIDA E SILVA 8ªD

    ResponderExcluir
  15. O trabalho sobre o livro "A Mala De Hana" foi excelente! Ele nos ajudou a compreender melhor sobre a Segunda Grande Guerra (1939 - 1945). Onde a política militarista de Adolf Hitler atuava, fazendo judeus, negros e outras etnias sofrerem sem piedade.
    Aliás, esse projeto não foi utilizado somente para esta finalidade. Também serviu para deixar nossa escola, alunos e professores mais famosos e podendo dizer que nós, brasileiros, de uma escola pública, não somos incapazes e podemos muito mais.
    Agradeço por participar dessa iniciativa maravilhosa, espero que continue com muito mais exatidão.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Com base no livro " A mala de Hana ", iniciaram um projeto na escola, que no final das contas, acabou sendo mais que bem sucedido, agora porém, reconheçido.
    As reflexões sobre o livro são imensas, e o que deixa mais interessante o livro, é que os fatos apresentados são totalmente verídicos, que comovem a todos, e ao mesmo tempo , nos deixa maravilhados pela incrível história vivida por Hana durante a guerra.
    A realização desse projeto nos ajudou a entender também, como era difícil a vida dos judeus, que além de perseguidos eram torturados, e tiveram como fim, o mesmo de Hana.

    Anderson Pereira Santiago 8ºH

    ResponderExcluir
  18. O trabalho sobre o livro ''A mala de Hana'' foi muito bom, e serviu para que refletirmos sobre como era antigamente, o projeto foi muito interessante, gostei dos trabalhos que produzimos sobre o livro, o livro foi um dos melhores que eu já li, as reflexões que tivemos fez com que entendemos como que a vida naquela época era bem difícil e mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto, os trabalhos e projetos que estamos fazendo na escola é uma pequena forma de simbolizar oque o holocausto cometeu!

    Bianca Teles da Silva 8ºC

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito desse projeto da Mala de Hana, pelo fato de que mostra o sofrimento dos Judeus e pessoas naquela época. Esse projeto foi importante tanto para os alunos quanto para os professores , para mostrar que nós também somos capazes de criar um projeto bem sucedido. E com esse projeto podemos mostrar para todos, o quanto lutamos por um mundo mais tolerante! Recomendo esse livro para todos que não leram , pois ele funciona mesmo como um "momento de reflexão" durante a leitura .

    Jennifer Caroline 8ºF

    ResponderExcluir
  20. O '' livro a mala de Hana '' é muito bom , podemos perceber que o nosso projeto foi ótimo , e com base no que nós lemos no livro podemos perceber o sofrimento de Hana.
    A mala de Hana" é um acontecimento de obstáculos .
    Mostra como era difícil a vida das crianças La em Holocausto.
    A história se desenrola em três continentes durante um período de quase setenta anos. Envolve a experiência da Hana e de sua família na Tchecoslováquia .
    Um relato que vai sensibilizar a todos, para que horrores semelhantes ao que atingiu Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.

    Bianca dos Santos Oliveira 8°C

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. O projeto "A Mala Hana" foi muito importante, gostei muito do livro pela forma que conta a historia da menina Hana e também mostra como ela sofreu no holocausto.
    A reconstituição da mala foi muito interessante, porque criar uma mala semelhante a da Hana, à qual ela usou durante a guerra traz uma proximidade maior com a historia.
    O trabalho foi bem sucedido e concretizado graças a todos que ajudaram a participaram da construção da mala e na criação do blog.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. A mala de Hana,um livro bem elaborado,muito bem ilustrado e triste.Gostei de ter conhecido esta historia de uma menina que sofre, e que viveu durante a guerra e o Holocausto,criamos uma homenagem pra Hana,criando uma mala semelhante a dela.Gostei de ter participado,adorei conhecer a historia.Gostei tambe m participar do blog que esta sendo conhecido INTERNACIONALMENTE.

    ResponderExcluir
  26. a mala de Hana,foi um trabalho gratificante,interessante,especial para mim,e para meus amigos,no começo pensei que seria apenas um livro qualquer,mas fui lendo,lendo e vi que era muito interessante,quando eu lia parecia que eu estava lá,que eu estava vendo a sena.É muito interessante sabermos sobre o Holocausto,para podermos impedir que isso ocorra novamente,fizemos uma homenagem a Hana.
    Ingrid Louise Degener Portella 8F

    ResponderExcluir
  27. O livro "A Mala de Hana" fez vir a surgir o projeto pelo qual adorei participar,ele me ajudou a entender melhor a historia toda e como Hana sofreu no Holocausto.
    Ao reproduzir a Mala de Hana me senti mais próxima da historia, mais perto do passado da guerra.
    Me senti muito contente em participar do projeto e da formação do blog , que hoje pode ser visualizado Internacionalmente , levando para o mundo a historia de Hana.

    Nathalia Cristina de Souza 8°H

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Foi o melhor trabalho da escola que eu já fiz,ler um livro que retrata a historia de uma garotinha que viveu um verdadeiro inferno,no holocausto,ao lado do seu irmão,e mesmo assim ela sempre quis ser uma professora,isso mostra que não devemos de desistir dos nossos sonhos,mas infelizmente o sonho de Hana não aconteceu...Ai,aparece Fumiko buscando tudo sobre a vida curta de Hana... E Karen Levine lança um livro sobre a vida de Hana ,e minhas professoras decidem fazer um trabalho e um blog sobre a historia de Hana, e eu fui um dos privilegiados a fazer e participar da construção desse trabalho...
    Murillo Q. Marques
    8°E

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito de ter essa oportunidade de participar deste projeto, o livro retrata uma história muito interessante, porém é muito boa.
    Hana sofreu muito em sua passagem pela vida e tinha um sonho no qual ela queria muito que isso se realizasse, porém isso não aconteceu. Foi muito legal ter realizado esse trabalho, Karen Levine fez um ótimo trabalho ao publicar este livro e Fumiko de ter ido pesquisar sobre a vida de Hana.
    Luan P. Rodrigo Alexandre
    8ºE

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Com base no livro "A mala de Hana" pode-se afirmar,que ele pode ser lido por crianças e adolescentes.Pois relata como era a vida dos judeus antigamente e o quanto eles sofriam com o preconceito e discriminação entre religiões.
    Com isso desenvolvemos um projeto na escola com cartazes,malas e desenhos que simbolizam o livro.
    Com o desenvolvimento do nosso projeto a professora criou um blog ,com o nossos trabalhos feito em sala de aula,e expôs para todos que fossem visitar nosso blog e deixar um comentário.
    Foi muito bom pois tivemos comentários de outros Paises


    Gustavo Henrique Lima Ferreira 8 ºC Nº 13

    ResponderExcluir
  34. O Projeto “a mala de Hana”, desenvolvido pelos alunos da 8ªserie da Escola Estadual Francisco Cristiano Lima De Freitas, juntamente com as Professoras Adjane, Vanessa Cristina e Adriana, é, sem dúvida alguma, um excelente projeto que possibilitou um aprendizado dinâmico e empolgante, uma vez que a maioria dos alunos gostou de participar e colaborar com o projeto.
    Foi um projeto que particularmente me empolgou, as aulas de português simplesmente mudaram. Não eram aquelas aulas (chatas) que o aluno senta na cadeira e lê qualquer livro. Foi um projeto que prendeu a atenção de vários alunos (até dos mais indisciplinados) e envolveu um assunto cujo todos devemos saber , a intolerância, o preconceito.Graças a estes fatores ,o projeto foi bem sucedido.
    Em se tratando da qualidade de ensino público, a Escola Estadual Francisco Cristiano Lima de Freitas sempre está inovando e a frente de outras escolas estaduais. Este projeto é um projeto tão bom como qualquer projeto de uma escola privada.
    Com certeza, o projeto “a mala de Hana” foi um sucesso (tendo reconhecimento até fora do Brasil) e, espero que projetos tão bons ou melhores. Gostaria de Agradecer e de dar o devido reconhecimento às professoras Vanessa Rodrigues (Português) e Adjane (Historia) por terem criado o projeto, e a professora Adriana(Inglês) pela ajuda na tradução das postagens do blog para o inglês , o que possibilitou o reconhecimento do projeto internacionalmente, e alem disto , das traduções das trocas de emails com a Fumiko e com a Karen Levine.E Também queria agradecer aos meus colegas da escola, que possibilitaram a existência deste projeto.

    Felipe T. Oliveira de Farias 8ªc

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. O trabalho ''A mala de Hana'' foi um projeto bem elaborado na qual conta uma historia de uma menina que sofreu durante a segunda guerra .
    Este projeto foi bem criativo onde juntos professores e alunos criamos uma mala semelhante a de Hana , Pois tivemos a chance de conhecer uma historia Veridica ,Triste e Cruel .Para termos consciência com era antigamente.
    Adorei participa do blog pois e um meio de ser conhecido Internacionalmente .
    Sabrina Alves 8ºF

    ResponderExcluir
  38. Adorei esse livre, sendo uma historia emocionante onde exposta momentos vividos do Holocausto de Hanna Brady e George Brady, dois judeus que perderam a família cedo, foram para o campo de concentração e sofreram nas mãos dos Nazistas. Segundo o livro, um projeto incrível tanto para quem leu, quanto para quem cativou a historia da “A mala de Hana”, onde foi desenvolvido pelos alunos da 8° série, da escola Francisco Cristiano Lima de Freitas. Um livro onde teve a maior relevância sobre um mundo mais tolerante e racista, possibilitando passar essa informação para os alunos que leram. Agradeço aos professores (Vanessa, Adjane e Adriana) que puderam nos ajudar propondo um belíssimo trabalho onde esta sendo reconhecido por vários países do mundo. É muito gratificante ver que muitos outros países estão se interessando pelo projeto, comentando e contribuindo para que ele ganhe cada vez mais espaço. E para quem não leu o livro ainda, super recomendado. E é desse jeito que deixamos nossa marca no mundo, contribuindo para um mundo mais tolerante.

    Isabelle Witkowski, 8°E

    ResponderExcluir
  39. Esse trabalho é muito lindo que vem despertando em nós um pensamento diferente um pensamento de ajudar o próximo, na minha vida eu nunca vi algo assim diferente, más esse diferente que o faz tornar lindo. Nunca tinha entrado pra curtir comentar em um blog, mais esse eu me interessei muito pois ele vem criando amizades diferentes com pessoas diferentes, mais pessoas pensando no mundo pesando no que podemos fazer para mudar os conflitos em países e tornados unidos um ajudando o outro quando for preciso. Vamos continuar trabalhando pelo nosso mundo por um mundo mais tolerante.

    Anderson José santos silva nº2 8ªf

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Gostei bastante do livro,gosto desses assuntos de guerras mundiais
    nazismo e etc...
    O que eu achei mais legal no livro foi que os fatos eram veridicos
    e fiquei triste com a morte da Hanna e da separação dela com
    seus pais.
    A história da Fumiko Ishioka também me impressionou bastante,ela foi
    atras de saber toda a história de Hanna Brady e do seu irmão George Brady
    Fiquei feliz ao saber que George conseguiu sobreviver ao
    holocausto.
    É um dos melhores livros que já li.
    Henrique Tierno 8°F

    ResponderExcluir
  42. O Projeto “a mala de Hana”, desenvolvido pelos alunos da 8ªserie da Escola Estadual Francisco Cristiano Lima De Freitas, juntamente com as Professoras Adjane, Vanessa e Adriana, é, sem dúvida , um excelente projeto que possibilitou um aprendizado especial,a maioria dos alunos gostou de participar e colaborar com o projeto.
    Foi um projeto que particularmente me identifiquei, as aulas de português simplesmente mudaram. Não eram aquelas aulas sem graça que o aluno entra na sala senta e lê qualquer livro. Foi um projeto que prendeu a atenção de vários alunos (até dos mais indisciplinados) e envolveu um assunto que todos devemos saber , a intolerância,e o preconceito religioso.

    Felipe Ferreira 8ªD

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito desse blog, pois nós do E.E Francisco Cristiano Lima de Freitas conseguimos desenvolver um projeto muito eficiente para um mundo mais tolerante.Que foi com o tema do livro "A mala de Hana" que conta oque os familias judias sofriam nas mãos dos nazistas ,que era lidera pelo ditador Adolph Hitler .E esse blog foi muito reconhecido internacionalmente e agredeço a professora Vanessa(Lingua Portuguesa) , Adjane(História) e Adriana (inglês) sem o suporte eles nos deram iria sem muito difícil fazer e também agradeço a todos os alunos que ajudaram a concluir o blog.
    Guilherme Alves Moraes 8ºE

    ResponderExcluir
  45. Quero parabenizar a todos alunos e professores pelo excelente trabalho e pela repercussão dada ao mesmo. Como professor dessa escola não poderia esperar nada menos do que o sucesso apresentado por esse grupo maravilhoso. Agradeço a Deus e em especial a diretora Sra. Sonia por fazer parte desa equipe. Esse trabalho desenvolvido pelos alunos e em especial as Prof. Vanessa, Prof. Adjane e Prof. Adriana só faz com que eu posso ainda acreditar em uma escola pública agradeço também em especial a Sra. Sonia(diretora) por lutar tanto e acreditar e realizar os seus sonhos apesar de todas as dificuldades. Beijos a todos e um grande abraço a essas meninas MARAVILHOSAS - PROFESSORAS NOTA MIL.....
    CÍCERO DA SILVA CAVALCANTI

    ResponderExcluir
  46. Cícero muito obrigada por seu apoio.

    ResponderExcluir
  47. A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos, aprendi no conviveu com esta equipe maravilhosa a ampliar meu olhar e ver horizontes invisíveis.

    ResponderExcluir